Como Implementamos a ABA na Escola?
No Núcleo TAIGA, nosso processo começa com uma avaliação detalhada das necessidades da criança em conjunto com a equipe escolar e a família. A partir daí, elaboramos um plano personalizado que inclui Treinamento de Professores e Equipe Escolar.
Aumentando a autonomia, ajudando a criança a realizar tarefas por conta própria e a ganhar confiança em suas habilidades.
O que é a Terapia no Ambiente Escolar?
Possui foco em adaptar materiais e aplicar estratégias comportamentais que ajudam a criança a navegar pelos desafios diários de maneira eficaz e positiva.
A Terapia no ambiente escolar utiliza técnicas baseadas em evidências para ajudar crianças a melhorar suas habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas.
Benefícios para a Escola
Ambiente Inclusivo
Colaboramos para criar um ambiente escolar mais inclusivo, onde todas as crianças interagem, levando em conta as
necessidades individuais de todos
os alunos na comunidade escolar.
Plano de Ação
Sugerimos ações que visam um olhar personalizado e inclusivo para alunos com
necessidades educacionais específicas, fornecendo suporte individualizado e
adaptado às suas necessidades.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Acadêmicas
Contribuir diretamente para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o ambiente acadêmico e social.
Planejamento
Identificação das necessidades do aluno:
Identificar as necessidades educacionais específicas do
aluno, considerando suas habilidades, dificuldades e
potenciais.
Estabelecimento de metas educacionais:
Com base nas necessidades identificadas, definir metas
educacionais específicas e mensuráveis para o aluno,
levando em consideração o desenvolvimento individual.
Desenvolvimento de estratégias de ensino e
aprendizagem:
Estratégias específicas para apoiar o aluno na conquista de
suas metas educacionais. Isso pode envolver adaptações no
currículo, utilização de recursos educacionais especializados,
suporte individualizado, entre outros.
Vamos Juntos Promover a Inclusão!
Nosso compromisso é com o desenvolvimento das crianças, e acreditamos que isso só é possível com a colaboração de todos: terapeutas, professores, pais e, claro, os alunos.